sábado, 19 de julho de 2008

Regras do Circuito de Vale-Tudo Amador


  • O combate em pé: Enquanto em pé, os lutadores poderão trocar socos, chutes e joelhadas, preservando sempre a parte de tras da cabeça e órgãos genitais. Cotoveladas, de qualquer natureza, não são permitidas.
  • O combate no chão:No solo os lutadores não podem trocar golpes na cabeça. Chutes, socos e joelhadas são permitidos apenas na região do tronco e pernas. Cotoveladas, de qualquer natureza, não são permitidas.
  • Golpes não permitidos:
    Pisões não são permitidos em qualquer região do corpo.
    Chaves cervicais e chaves com rotação de joelho também não são permitidas em hipótese alguma.
    Bate-estaca, pilão e quedas que intencionalmente projetem o oponente de cabeça no chão também não são permitidas.
    Estão proibidos ataques com dedos nos olhos ou em qualquer orifício do corpo, ataque à garganta e órgãos genitais, asfixia mecânica com as mãos, mordidas, segurar orelhas e cabelo ou a manipulação de dedos do oponente durante o combate.
    O calcanhar não pode ser utilizado para atacar o oponente quanto este estiver dentro da guarda na luta de solo.
    Pedaladas só podem ser aplicadas quando o oponente estiver em dois apoios.
  • Atletas Participantes: Os atletas participantes têm que ser graduados em alguma modalidade de luta ou arte marcial e precisam, necessariamente estar representados por um técnico ou professor reconhecido pela organização do evento. Menores de 18 anos precisarão ainda preencher documento com autorização expressa de seus responsáveis legais.
  • Categorias por idade e peso:O Circuito Nacional de Vale-Tudo Amador foi idealizado para permitir a iniciação de atletas a partir de 14 anos na modalidade, devidamente paramentados e autorizados por seus professores e responsáveis legais.
    Os menores de 18 anos serão divididos em duas categorias etárias. A primeira exclusivamente para atletas entre 14 e 15 anos e a segunda dedicada a atletas na faixa entre 16 e 17 anos. Acima de 18 anos estarão todos na mesma categoria etária, prevalecendo apenas a divisão por pesos até 50kg, até 55kg, até 60kg, até 65kg, até 70kg, até 75kg, até 80kg, até 85kg, até 90kg, até 95kg, até 100kg, até 110kg, até 120kg e acima de 120kg.
    Além das faixas etárias e categorias de peso, os atletas serão classificados, de acordo com sua experiência, conforme os níveis abaixo: Categoria A - atletas acima de quatro lutas amadoras e/ou uma profissional (Muay Thai/Vale-Tudo)/ atletas com graduação de faixa-preta em qualquer modalidade.
    Categoria B – atletas com até quatro lutas amadoras e/ou uma profissional
    Categoria C – estreante não faixa-preta
  • Tempo de luta:Os combates nas categorias B e C, independente das faixas etárias, terão sempre dois rounds de 3 minutos por 60 segundos de descanso.Os combates da categoria A terão sempre três rounds de 3 minutos por 60 segundos de descanso.
    Pesagem e segundos:A pesagem dos atletas será feita no dia do evento até no máximo meia hora antes da luta. Será dada uma tolerância de até 1,5kg. O atleta que estiver fora do peso estará passível de desclassificação, perdendo o valor da inscrição e a pontuação. Cada atleta poderá ter no máximo dois segundos em seu córner.
  • Contagem de pontos:
    Os combates serão julgados com base no desempenho de cada atleta round a round e levando em consideração a evolução dos mesmos durante o desenrolar da luta. O Objetivo de cada atleta deve ser buscar o Knock out ou a finalização para definir o combate. Os árbitros orientarão o combate para que ele seja sempre o mais dinâmico possível.
    Contagem - Em caso de Knock Down ou desorientação do atleta, o árbitro central abrirá contagem protetora. Recuperando-se antes da contagem chegar em 10 o combate se reiniciará com vantagem para o oponente. Em caso de a contagem protetora ser aberta pela terceira vez em um mesmo round, o combate será encerrado com a decretação do Knock out técnico..
    Catch - Se um atleta for pego em uma tentativa de finalização interpretada como golpe perfeito, ou justo, pelo árbitro, será decretado o Catch. A partir daí o oponente terá 15 segundos para sair da posição encaixada. Caso o árbitro interprete que há perigo eminente de lesão, mesmo antes do término dos 15 segundos, poderá interromper o combate e decretar o knock out técnico. Cada Catch significa vantagem similar a um Knock Down para quem encaixou o golpe. Se um atleta sofrer o terceiro cacth dentro de um mesmo round terá o seu knock out técnico decretado.
    Advertências e desclassificação – O árbitro poderá advertir o lutador e seu córner a qualquer momento do combate. A partir da terceira advertência o árbitro já pode retirar um ponto do lutador advertido. Isso não significa que o árbitro precise necessariamente chegar à terceira advertência para retirar um ponto ou até desclassificar um atleta. Se julgar que houve uma falta grave, desrespeito à sua autoridade, aplicação de golpe ilegal intencional, ou ainda não intencional mas que impossibilite a continuidade do combate, o árbitro poderá retirar pontos ou desclassificar o atleta, independente de já o ter advertido anteriormente.
  • Ranking:
    A cada luta os atletas vão acumulando pontos para a formação de um ranking que vai determinar os finalistas do circuito no final do ano de 2008. Uma vitória por finalização ou knock out conta 4 pontos. Vitória por decisão conta 3 pontos e derrota conta 1 ponto. Em caso de empate, cada lutador acumula 2 pontos.
    Inscrição e Premiação:Além da documentação exigida os atletas terão que pagar uma taxa de R$ 35 para cada etapa do circuito que se inscreverem. Os vencedores receberão os pontos do ranking, medalha de ouro e um kit oferecido por um dos apoiadores do circuito. Os perdedores receberão medalha de participação, um ponto no ranking e kit de participação oferecido por um dos apoiadores do evento. O evento enviará a todos uma cópia de suas lutas filmadas.
    *O evento não se responsabiliza por passagem, hospedagem e alimentação dos atletas.

Nenhum comentário: